quarta-feira, setembro 28, 2005

Como podem estar juntos PCdoB e PL?

O PL apoia o Aldo Rebelo para eleição da presidência da Câmara dos Deputados. Agora vejam o seguinte: o presidente do PL é o Valdemar da Costa Neto que renunciou para não ser cassado. O dois partidos têm fundamentos ideológicos conflitantes - coloquei alguns exemplos abaixo. Confiram.

1º) Notícia da primeira página do site na internet do PCdoB em 28 de setembro de 2005.


Eleição na Câmara se afunila com apoio do PL a Aldo
Aldo: 'moderação' sem 'covardia'
São dez os candidatos registrados para disputar o cargo de presidente da Câmara dos Deputados na eleição que ocorre às 10 horas desta quarta-feira (28). A pregação por um candidato de consenso não vingou. O PP lançou quatro candidatos e os demais partidos apresentaram candidaturas. Há porém uma expectativa de retirada da candidatura de João Caldas (PL-AL), em função do apoio oficial do PL a Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

2º) Crenças do PL.

O Partido Liberal (PL) reconhece o direito à propriedade como natural. Por ser natural é um direito de todos, e a todos deve ser estendido.


Queremos um Brasil livre de qualquer censura social ou política inibidora da invenção e da criação. O estímulo à Cultura e às Artes deve ser permanente, sem paternalismo e sem a interferência do Estado no processo de criação ou consumo do produto cultural. O Homem deve cada dia buscar converter-se à Verdade, e este esforço só é possível em uma sociedade pluralista e aberta a todas as situações de diálogo, sem preconceitos ou radicalismos.
Rejeitamos, então, quaisquer formas de ideologia, exclusivistas, opressoras, com visão global e integral da realidade, dos problemas e das soluções.

3º Crenças do PCdoB.


O PCdoB guia-se pela teoria científica de Marx, Engels, Lênin. Procura aplicá-la criativamente à realidade do Brasil e desenvolvê-la sem cessar.


DO SOCIALISMO UTÓPICO AO SOCIALISMO CIENTIFICO - F. Engels

3. - Revolução proletária, solução das contradições: o proletariado toma o poder político e, por meio dele, converte. em propriedade pública os meios sociais de produção, que escapam das mãos da burguesia. Com esse ato redime os meios de produção da condição decapital, que tinham até então, e dá a seu caráter social plena liberdade para impor-se. A partir de agora já é possível uma produção social segundo um plano previamente elaborado. O desenvolvimento da produção transforma num anacronismo a sobrevivência de classes sociais diversas. A medida que desaparece a anarquia da produção social, vai diluindo-se também a autoridade política do Estado. Os homens, donos por fim de sua própria existência social, tomam-se senhores da natureza, senhores de si mesmos, homens livres.A realização desse ato, que redimirá o mundo, é a missão histórica do proletariado moderno. E o socialismo científico, expressão teórica do movimento proletário, destina-se a pesquisar as condições históricas e, com isso, a natureza mesma desse ato, infundindo assim à classe chamada a fazer essa revolução, à classe hoje oprimida, a consciência das condições e da natureza de sua própria ação.

Escrito por F. Engels em 1877. Publicado como folheto, em francês, emParis (1880), em alemão, em Zurique (1882) e em Berlim (1891), e em inglês, em Londres (1892). Publica-se segundo a edição soviética de1952, de acordo com o texto da edição alemã de 1891. Traduzido do espanhol.