Ética brasileira
Generalizar nessa matéria é no mínimo arriscado, pois não existe uma única nação brasileira. Seria mais cuidadoso falar-se da ética predominante no espaço físico brasileiro.
Pois bem. Hoje pela manhã ocorreu-me tal pensamento ao ver uma notícia no jornal onde o nosso presidente da República anuncia um investimento feito pela Petrobras no município de Itaboraí. O simples fato de a Petrobras ser uma empresa de capital controlado pela federação dá-lhe esse direito de anunciar o feito da empresa, como daria para qualquer outro presidente. Entretanto, existem desdobramentos no imaginário popular, que são danosos. A missão de um presidente da República não é essa. Não é por esse tipo de feito que ele deve ser avaliado. Para isso existe o presidente das Petrobras. Mas fica a impressão de que ele governa bem. Assim acontece com os governadores, prefeitos, deputados, senadores, vereadores etc.
Penso que existe na composição da ética brasileira uma deformação de raiz, onde não importa a propriedade intelectual por um feito. Importa quem aparece na melhor posição da cena final. Assim é no futebol. Não interessa quem elaborou a jogada do gol, interessa quem deu o último chute. Não importa como uma história foi construída, e sim como ficou seu registro para sempre. Muitos dirão: mas é assim é em todo o mundo. Aí eu pergunto: por que tantos têm a sensação de ser esse um comportamento tipicamente brasileiro? Por ficou tão conhecida a expressão "Lei de Gerson" a partir do famoso comercial da TV? Mesmo que seja um comportamento mundial não deveriamos minimizar seus efeitos danosos?
1 Comments:
Obrigado pela ajuda no trabalho do colégio....
=]
Postar um comentário
<< Home