quarta-feira, setembro 28, 2005

Chico Alencar enganou-se.

Em entrevista à jornalista Lydia Medeiros publicada na página 10 do O Globo de 28 de setembro de 2005, o deputado federal Chico Alencar, que está deixando o PT para ingressar no PSOL, afirma em resposta à jornalista que o PSOL não é um partido de extrema esquerda no quadro nacional.

Será que o deputado e a Sra. Lydia Medeiros leram o programa do PSOL, publicado na internet?O mesmo deveria ser feito por todos os jornalistas que trabalham no segmengto político. Trata-se de complemento fundamental à sua formação teórica para exercer a profissão. Dessa maneira estariam prestando um serviço ao povo brasileiro que teria informações corretas no momento de escolher seus candidatos.

Abaixo trechos extraidos do programa citado. No item 2 uma sugestão de retorno ao controle de preços que tanto mal já fez ao país. No mês em curso pesquisas apontam para o crescimento real do salário sem intervenção estatal. No item 8 uma simplificação ao "esquecerem" o processo de criação de riqueza proveniente da iniciativa de diversos segmentos da sociedade, inclusive de imigrantes que continuam chegando pobres e enriquecendo com seu trabalho e iniciativa. Os ricos de "uma hora para outra" são na grande maioria aqueles que se beneficiam dos impostos expropriados dos contribuintes como demonstra o atual escândalo político que assola o país.

Parte III – item 2


Sem recomposição dos salários, não há distribuição de renda efetiva. Defendemos a reposição mensal da inflação e aumentos reais para os salários. Defendemos que os salários sejam capazes de garantir o mínimo necessário para o trabalhador e sua família, tal como diz a Constituição. O controle sobre a produção das grandes empresas mostrará os lucros capitalistas e as possibilidades de aumentos.


Parte III – item 8


Mais do que isso, é preciso reorganizar o conjunto da vida econômica e social do país. Não é possível a produção ser destinada para o lucro em detrimento das necessidades da população. Uma minoria – latifundiários, especuladores, capitalistas e banqueiros – comanda o trabalho dos demais porque detém o controle dos meios de produção: os latifundiários controlam a terra; os capitalistas, os instrumentos de trabalho; os banqueiros, os recursos financeiros. Por isso, eles comandam a vida de todos os que, para trabalhar, precisam ter acesso a terra, instrumentos e recursos. Basta. A sociedade não pode organizar-se em torno do princípio da solidariedade e da igualdade produzir segundo as necessidades da população sem a expropriação desta minoria e o controle da sociedade sobre os grandes meios de produção e de crédito.