segunda-feira, outubro 03, 2005

É possível algo intermediário entre o legal e o ilegal?

O texto (em vermelho) é da cientista política chilena Marta Harnecker, atualmente debruçada sobre a revolução bolivariana liderada pelo presidente Hugo Chávez. Ela tem participado do Fórum de São Paulo, e estudado profundamente os movimentos de esquerda da América Latina. Vale a pena tomar conhecimento de suas idéias de como transformar em socialistas as sociedades latino-americanas. Eu fui até o Houaiss (*) para confirmar os significados no Brasil das palavras legal e ilegal. Com a palavra nossos juristas.

6. Criatividade para explorar o terreno do a-legal

Extraído de: A esquerda no umbral do século XXI – Tornando possível o impossível - 20 de maio de 1999 - Marta Harnecker


http://www.rebelion.org/harnecker/030718harnecker.pdf


“1398. Por último não existe apenas o terreno do legal e de seu oposto o ilegal, há todo um campo que poderíamos chamar de a-legal, quer dizer, aquilo que não entra nem no terreno do legal nem do ilegal.”


“1399. Avançando no terreno institucional consciente dos desafios que se colocam, ocupando criativamente os espaços do a-legal, a esquerda latino-americana pode ir acumulando forças e ir gerando a transformação cultural do povo de modo que este assuma cada vez mais seu destino em suas mãos, criando dessa maneira uma das bases fundamentais da nova sociedade que pretendemos construir: uma sociedade caracterizada pelo povo assumindo o papel principal em todos os níveis.”

(*)
Legal: relativo à lei jurídica; conforme a, estabelecido, regulado, definido, sancionado por ou que resulta de lei.

Ilegal: que é contrário às disposições da lei; ilícito.