quinta-feira, maio 25, 2006

Pensando o futuro

A provável reeleição do atual presidente da República, a conseqüente manutenção de sua prática administrativa, o provável cenário de uma economia mundial menos exuberante, e os resultados negativos das políticas implantadas nesse último mandato presidencial, poderão resultar em um complicado período para se viver.


Entretanto há uma boa notícia. Será a oportunidade de a elite que comanda os destinos do Brasil obter um intenso e profundo aprendizado. Seus componentes: acadêmicos, governantes, políticos, juizes, empresários etc, terão a chance de melhor compreeder os mecanismos sociais e economicos, que têm a sua lógica própria independente dos desejos e preferências ideológicas de cada um.


Haverá a possibilidade de aprender onde mudar para modernizar o país, e afastá-lo da forma arcaica de condução das atividades públicas e privadas, que apenas aprofunda o fosso existente entre os diferentes brasis: o legal e o ilegal, o que se moderniza e o atrasado, o bem informado e o alienado, o conectado com o mundo desenvolvido e o medieval etc.


Serão quatro anos difíceis, mas de intenso e profundo aprendizado.