quinta-feira, maio 18, 2006

Mudar a administração pública

É mais que urgente separar as questões de governo das de estado. É mais que urgente profissionalizar-se a administração da coisa pública, blindando-a contra os interesses de partidos políticos ou de pessoas que cheguem ao poder, que não estejam alinhados com os interesses da população, e previamente contratados entre Estado e Povo.

Engana-se quem entende que luta por mudanças ao pretender implantar qualquer ISMO: socialismo, liberalismo etc. Até mesmo os que bradam por ÉTICA no trato da coisa pública, pois cada ser humano possui a sua.

Mais ou menos intervenção do Estado não é solução. Mais ou menos força para o Mercado também não resolve. A questão é de eficácia gerencial: definição de objetivos e metas, planejamento, organização, alocação adequada de recursos, desenvolvimento e gerenciamento de pessoas etc.

O ilusionismo a que somos submetidos pelas palavras de ordem de qualquer político, serve apenas como trampolim para que ele alcance o que deseja: um cargo para manipular dinheiro e poder em benefício próprio.